terça-feira, 10 de maio de 2011

Verdade com Amor - Francis Schaeffer - HOJE

Hoje terei o privilégio de apresentar "Uma Introdução à Apologética de Francis Schaeffer" na IPBarra às 21h [compareça se tiver a oportunidade]. Ele representa para mim e para muitos teólogos, apologetas, evangelistas e pastores - de muito maior crédito do que eu - o grande herói das gerações modernas e pós-modernas.

Schaeffer saiu do agnosticismo para tornar-se um dos maiores defensores da VERDADE cristã numa geração profundamente relativista e existencialista. Ele superou com sua metodologia o grande "Gap de Gerações", e deixou este grande legado que devolveu a Igreja a capacidade de se comunicar com a sociedade.

O grande problema da Igreja de seus e nossos dias é a incapacidade de compreender a forma de pensar de sua geração que é fundamentalmente diferente da forma de pensar daqueles que tem suas mentes estruturadas pelo sistema de pensamento cristão.

A geração anterior, pré-moderna, era estabelecida sobre o fundamento Cristão acerca da verdade, religiosos e não religiosos, ainda que descordassem onde ou de que tipo consistia a verdade, ambos a encaravam a verdade da mesma maneira, como algo certo, absoluto e imutável. Hoje vivemos numa profunda incerteza no campo da moral, um profundo silêncio no campo da origem e sentido de todas as coisas, pois a verdade é incerta, inalcançável e muitas vezes misticamente irracional. Em outras palavras, na tentativa de conversa, a Igreja falava grego para um público oriental.

Durante muito tempo a falta de compreensão das reais razões da falha na comunicação levou a Igreja a um tratamento hostil e inadequado em relação a uma geração modernista, atacando os sintomas que esta sociedade vivia como fruto da falta de sentido e de absolutos morais: jovens buscando sentido fora da razão com ajuda de drogas, profunda liberalidade sexual até mesmo com a anulação total da distinção sexual, anarquia e desordem, depressão, pessimismo e até mesmo suicídios em massa.

A igreja agia sem amor e atacava os sintomas por não compreender o real problema. Schaeffer agia com misericordia, pois entendendo o real problema percebia que esta nova geração vivia consequências praticamente inevitáveis de seu desespero existencial. Ele percebeu e demonstrou acuradamente que o problema se encontra profunda diferença a priori de como o homem moderno pensa e de como o cristão pensa. Ele ele também desenvolveu um método amoroso de solucionar a questão, estabelecendo um diálogo radical de pressupostos e devolvendo ao homem moderno a oportunidade de conhecer a única verdade que verdadeiramente satisfaz a alma humana.

O homem moderno não precisa desistir daquilo que mais carece só porque não foi capaz de encontrar sozinho. O homem moderno pode novamente compreender que seus principais dilemas existenciais e sua profunda demanda por SATISFAÇÃO podem ser encontrados numa real VERDADE.


ASSISTA ESTE VÍDEO RELACIONADO:


Satisfeito Pela Verdade - Por David Romer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário