segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lei de Murphy

Certa vez fui questionado sobre o ponto de vista bíblico à respeito da lei de Murphy. A meditação que daí seguiu trouxe-me profunda esperança e satisfação. Esta lei representa o oposto da lei que rege o cosmos segundo as Escrituras. E esta feliz verdade esta estribada por pelo menos dois grandes fundamentos sólidos e irremovíveis: a) a autoridade de Deus; e b) o caráter de Deus.

A Bíblia nos apresenta Deus como um ser Sábio, Soberano e Todo Poderoso; que como CRIADOR e PROVEDOR possui toda a AUTORIDADE e responsabilidade para governar todas as coisas ou eventos em seus mínimos detalhes no universo.

A maior alegria, entretanto, é que a Bíblia nos revela que Ele Governa todas as coisas em plena harmonia com seu CARÁTER que é Santo, Justo, Reto, Benevolente, Gracioso e Imutável.

Ou seja, ainda que do ponto de vista humano - por possuirmos uma mente limitada (especialmente quando comparada com a mente de Deus) e corrompida (tendenciosa para rejeitar a bondade de Deus) - muitas vezes sejamos incapazes de perceber como os elevados caminhos de Deus possam ser interpretados com justos, santos e bons, não significa que não o sejam.

Inúmeras são as experiências que milhares de pessoas passam onde afirmam que os males (sob seus pontos de vista) vieram para o bem. Como diria Tim Keller: "nossa incapacidade de notar os bons propósitos que se cumprirão através de um "mal" caminho não é prova de que eles não existam". Podemos afirmar que não tem um São-Bernardo na sala porque não o enxergamos ali; mas, não podemos afirmar que não há mosquitos ou bactérias na sala simplesmente porque não conseguimos vê-los.

A lei de Murphy afirma: “Tudo o que pode dar errado dará”. A Bíblia afirma: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm.8:28). A questão reside no fato de a humanidade conformar-se ao amor de Deus. Este Rei soberano governa todas as coisas com base em seu amor e só encontrará grande dificuldade de experimentar a boa vontade de Deus na vida aqueles que se posicionarem contrários ou desconfiantes deste amor.

O maior desejo dos homens é igual ao maior desejo de Deus para os homens: o encontro com algo que nos satisfaça plena e eternamente. Só o amor de Deus pode nos preencher desta forma. Assim, é pra lá que Ele insiste em nos conduzir através dos caminhos mais inesperados e não poucas vezes árduos.

A Bíblia está repleta de relatos de homens que encontraram a perfeita vontade de Deus apos uma longa cadeia de fatos aparentemente “maus”: José se tornou governador do Egito após ter sido espancado e vendido como escravo por seus irmãos e posteriormente ter sido lançado injustamente numa cadeia; Moisés junto com o povo do Egito foi enviado por Deus para o deserto a fim de conhecerem e confiarem na provisão diária de Deus que lhes manteve intactos por 40 anos sem que suas sandálias se gastassem; Davi, consciente de suas fraquezas é lançado diante de um gigante guerreiro para provar do escape milagroso de Deus; Daniel é lançado numa cova repleta de leões e seus companheiros numa fornalha incandescente e foram livrados por Deus; Jó perde todos os seus bens, sua família, sua saúde, e quase chega a perder a fé na bondade de Deus, mas ao fim de tudo chega a declarar: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado... Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.

Ás vezes nos esquecemos como Senhor Jesus certa vez conduziu intencionalmente seus discípulos para o meio de uma tempestade justamente para que eles pudessem perceber o quanto nosso Deus tem autoridade e poder para lhes guardar até mesmo das maiores catástrofes naturais.

A verdade é que o dia da maior tribulação, insegurança, angustia e completo senso de fraqueza e incapacidade de reação é, ao mesmo tempo, o dia de maior oportunidade de conhecermos o cuidado milagroso e especial de Deus. As cenas mais feias da história podem ser o único meio para que venham as mais belas. Quem poderia afirmar que Jesus Cristo, o justo, pregado injustamente numa cruz poderia trazer tão grande Salvação.

Ao invés de procurar um escape aos seus próprios olhos, ou questionar o por que de se encontrar em circunstâncias tão difíceis, procure identificar onde se encontra o “sorriso escondido” de Deus no meio disso tudo.



ASSISTA ESTE VÍDEO RELACIONADO:


Satisfeito Pela Verdade - Por David Romer

Um comentário:

  1. Que palavra grandiosa!!! Obrigado, David por deixar Deus te usar no dia de hoje para falar comigo, como eu estava precisando ler e ouvir essas palavras no dia de hoje! Como Deus é bom!!!!

    ResponderExcluir