sábado, 18 de junho de 2011

Piercing e Tatuagem agradam a Deus?


MOTIVAÇÕES ACIMA DE EXPRESSÕES
Os princípios reguladores da vestimenta cristã não se remetem à definições de peças ou marcas estereotipados. Não há na Bíblia uma lista de roupas santas ou descrição de estilo santo.

Antes, todas as expressões do comportamento cristão são pautados nas motivações. Se estas não estiverem fundamentadas na reflexão da beleza e caráter Deus e em prol da santidade (beleza, justiça e alegria) pessoal e do próximo elas devem ser reprovadas.

A beleza de Deus pode ser encontrada em sua multiforme graça numa variedade infinita de estilos. Neste sentido, muitos pastores brasileiros podem ter uma grande surpresa nos céus quando virem em meio à congregação dos irmãos, pessoas de outros países e etnias com os mais variados tipos de piercing, tatuagens e brincos que possuíam um significado santo em sua própria cultura.

Num país tropical quente como o nosso a única coisa que justifica a regra estabelecida pela maioria das igrejas como traje santo seja terno e gravata é falta de sabedoria bíblica e histórica. Os missionários enviados para as tribos brasileiras, desde sua origem vieram de países europeus onde a cultura (de clima muito mais frio que o nosso) convencionava esta indumentária como roupa de reverência e respeito.


Recentemente participei de um congresso missionário na Indonésia e foi libertador ver como em Bali (de clima semelhante ao nosso), onde a predominância religiosa era Hindu, as mulheres quase em sua totalidade se vestiam com beleza e leveza, mas ao mesmo tempo com total descrição e nenhuma sensualidade apelativa. Em contraste, nas ilhas ao redor de predominância Islã; percebia-se a cegueira para a qual muitas igrejas brasileiras parecem estar se encaminhando: mulheres cobertas da cabeça aos pés de panos grosseiros e feios, sem colorido ou vida e de olhar oprimido - quando se podia vê-lo.

Quanto à tatuagens, tenho uma que fiz aos 16 anos, ainda antes de me tornar cristão. Apesar de estar convencido de que na ocasião não buscava a glória de Deus e sim algum tipo de afirmação de valor comum à minha adolescência, felizmente a imagem que ela figura apenas reproduz coisas que amo e pelas quais sou grato Deus. Por isso em nada me tira a paz e gosto muito dela. No entanto, pela dor que senti não sei se faria de novo e também não vejo hoje outro motivo para fazer outras. Mas isso é minha opinião pessoal e eu conheço muita gente que refletem mais do que eu a glória de Deus que tem tatuagens ou são tatuadoras e que encontram paz neste tipo de arte.

O dilema é tentarmos controlar com regras externas algo que se dá no coração. Uma pessoa cheia do Espírito Santo em alguns casos e ocasiões encontrará paz ou não para usar um piercing ou uma tatuagem. Não há como responder que todas as pessoas não devam usá-los e nem que devam. Verdadeiramente não sei que papel o piercing exerce sobre nossa cultura em termos de sensualidade ou beleza. Pessoalmente desgosto, acho que é um sofrimento que não compensa a eficácia da indumentária. Mas isso também é uma questão de meu gosto pessoal e também sei de muita gente agradando mais a Deus do que eu usando pircing por aí.

O QUE A BÍBLIA ORDENA EVITAR
O máximo que podemos exigir, à luz das Escrituras, é que o verdadeiro cristão deve se vestir livrando-se, entre outras coisas, principalmente das seguintes motivações: 

- sensualidade - não apenas sob seu ponto de vista, mas levando em consideração os que estarão ao redor. Atrair a atenção dos outros ao ressaltar as porções de sua beleza externa ao invés de apresentar sua santidade e graça como maiores virtudes. Muitas vezes sua motivação pode não ser apresentar ou evidenciar sua beleza externa, mas será que assim interpretarão os demais? Isso pode não ser sensual aos seus olhos, mas será que não levará alguém a pecar?

- ostentação - a Bíblia condena o uso de trajes dispendiosos, que de alguma forma acabam por evidenciar sua riqueza material como um suposto valor adicional à sua pessoa. Se podemos comprar e usar algo de qualidade semelhante, porém por um preço muito mais justo, devemos sempre escolher esta opção. O dispendioso pode ser medido pela quantidade de bem que poderia ser feito com o que foi pro lixo por pura vaidade. Por um exemplo bobo: se compro uma bolsa por R$ 500,00 quando poderia obter uma de mesma qualidade e beleza por R$ 200,00 eu acabei jogando no lixo R$ 300,00 preferindo a vaidade pessoal do que socorrendo o desfavorecido, o orfão e a viúva; ou investindo em missões. E isso é abominável a Deus. Pergunte-se: Ao escolher esta marca, desejo ressaltar minha beleza em santidade ou ostentar meu valor por meu poder aquisitivo ao invés daquele que tenho em Deus? Estou realmente buscando beleza e qualidade com justiça ou algo mais? Recomendo o documentário "The Coorporation".


O QUE A BÍBLIA ORDENA BUSCAR
Em oposição ao que devemos fugir a Bíblia nos apresenta o que buscar em nossa vestimenta e adereços: Piedade, descência, modéstia, bom-senso e boas obras.
Não há regras externas, somente internas. E meu conselho é que antes de tomar uma decisão que não pode ser condenada à luz da Bíblia por si só; você busque conhecer muito bem suas motivações e procurar saber como esta decisão pode glorificar a Deus. E que você se encha do Espírito Santo para ver se nele você encontra paz. Busque o equilíbrio entre: "Bem-aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova" ; "Foi para a liberdade que Cristo nos Libertou"; e "Tudo me é lícito mas nem tudo me convém". E isso é muito pessoal em Cristo.


Quanto aos que carregam tatuagens ou marcas de piercings que desagradam a Deus e que foram feitas no tempo da ignorância, basta o arrependimento e a confissão para caminharem em PAZ, pois como a Bíblia diz: Ninguém considere impuro ao que Deus purificou. Se estiver ao seu alcance fazer reparações e sentir vontade faça, mas saiba que pode caminhar sem elas em PAZ.

Acima de todos os preconceitos que a igreja equivocadamente joga em cima de seus piercings e tatuagens recomendo que você faça como o Brian Head, ex-guitarrista do Korn, que apesar de todos os seus piercings e tattoos se aproximou de Deus e por Ele foi aceito.

ASSISTA A ESTES VÍDEOS RELACIONADOS:






Satisfeito Pela Verdade - por David Romer

Nenhum comentário:

Postar um comentário