quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Auge da Satisfação! [e um vídeo que você precisa assistir]


O AUGE DA SATISFAÇÃO
[NÃO DEIXE DE ASSISTIR AO PRIMEIRO DOS VÍDEOS ABAIXO]


     Em um de seus livros John Piper afirma que o auge da satisfação encontra-se na adoração comunitária. São três os níveis progressivos da satisfação:

1. Desfrutar
    O primeiro nível encontra-se na contemplação e no desfrutar individual aquilo que amamos e apreciamos. Ficamos felizes quando mesmo só vemos uma bela paisagem, comemos uma deliciosa refeição, ouvimos uma boa música, lemos um bom livro, observamos a pessoa amada ou desempenhamos bem nosso esporte favorito (guardo em minha memória a satisfação indescritível dos tubos que pude pegar em 2010 na indonésia, mesmo surfando sem conhecidos por perto).

     É indiscutível que as condições básicas para se obter a suprema alegria são o conhecimento e a percepção de Deus. Se nas coisas derivadas [criadas por] de Deus encontramos muitos canais de prazer, no próprio Deus encontramos a fonte sublime da alegria indizível. Se o universo contém veículos que nos satisfazem em menores ou maiores graus, ele próprio é contido pela referência última do prazer de glória infinita. Se dependemos de diferentes sentidos, emoções e da razão para captar a satisfação de forma fragmentada, em Deus todo o nosso ser é arrebatado em extrema alegria. Assim a experiência sublime do contato com Deus atende a uma só vez todas as faculdades do nosso ser de forma integral. Não há lugar mais feliz que na presença do ser mais Feliz!

2. Elogiar:
    O segundo nível inerente à satisfação também pode ser observado no quotidiano de todos nós. Quando experimentamos o que é bom somos levados a elogia-lo. Dificilmente o primeiro gole do milk-shake de açaí não é acompanhado por um audível "humm". É raro não apontarmos para o sol e proclamar sua beleza ao se pôr em Itaúna ou Arraial do Cabo. É praticamente impossível não gritar "woohoo" quando saímos de um belo "barrel". O ato de louvar não é um fim em si mesmo; ele acresce o nível de satisfação da experiência feliz. 

    Isso é muito natural e quando, por algum motivo, temos que nos privar de expressar externamente a satisfação que apreciamos, sentimos que a alegria está sendo podada. Você não se limita a admirar, você sorri. Você não se contenta em beijar, acompanhar ou abraçar a pessoa amada, você se declara e escreve cartas, você faz músicas e isso aumenta o prazer em seu amor. Igualmente, a verdadeira experiência com Deus é acompanhada de inevitável expressão de alegria e é por isso que existem tantas músicas, tantos salmos e tanta gente apontando para este belíssimo e sublime Sol de Glória.

3. Compartilhar   
    Finalmente, o auge da felicidade é encontrado quando juntos desfrutamos e louvamos o que amamos. Saber que outras pessoas estão experimentando a mesma alegria que nós ao ponto de podermos elogiar  juntos e ao mesmo tempo buscar descrever ou exprimir a alegria sentida é uma experiência sublime. Tirar um tubo na Indonésia é muito bom, tirar um tubo na Indonésia e gritar "woohoo" é ótimo, tirar um tubo na Indonésia e gritar "woohoo" acompanhado de "issass", "irras" e "uhaas" de grandes amigos que se satisfazem tanto quanto você é participar de uma atmosfera sublime de alegria. 


    Essa é a razão final, conscientes ou não, de procurarmos convencer as pessoas a apreciarem o que sabemos que é bom quando elas ainda não experimentaram ou aprenderam a gostar. É a atmosfera que buscamos no show de nossa banda preferida, de uma roda de violão ao luar, num fim de tarde entre amigos, na final da copa do mundo, etc. A plenitude deste clima sublime encontra-se quando pessoas que conheceram a Deus se juntam para contemplar, desfrutar e adorar sua infinita Glória, o conjunto de suas perfeições, seu Ser totalmente amável.

    Isso é o que um cristão busca quando procura te falar de Deus. Ele quer que a tua felicidade aumente, pois isso é sinônimo do progresso de sua própria alegria bem como da de Deus. Quando Deus recomenda que você O louve é porque ele deseja que você experimente o auge da felicidade, Ele te chama para se juntar a Ele e a outros que já encontraram a habitação da felicidade plena. Ele sabe que não há outro lugar onde você possa ser mais feliz e Ele é tão bom que, se houvesse outro lugar maior para sua felicidade, Ele mesmo te diria. Se o convite que alguém te faz a buscar a presença de Deus não se assemelha a um convite à alegria, é possível que nem mesmo essa pessoa tenha verdadeiramente O experimentado. Eu te convido a ser mais um satisfeito plenamente pela Verdade, pois o auge da sua alegria aumenta o prazer da minha e também da de Deus!


Fonte principal: PIPIER, John. Desiring God 
[Em portuguêss: Teologia da alegria ou Em Busca de Deus - Shedd Publicações].


Assista a Estes Vídeos Relacionados:
[O vídeo que você precisa assistir]


     Esse é uma galera jovem composta por gente que trabalha e ou que estuda que curte surfe, futebol, cinema, artes, moda, etc. Que continua amando tudo isso, mas que encontrou em Deus a plenitude da alegria! Vale a pena andar com gente assim e experimentar o que para você hoje pode ser mais uma - mas que pode tornar-se a principal - fonte de alegria em e que a tudo dá sentido!

    Casa cheia e Gabriel Igarashi conduzindo uma das músicas mais importantes e abençoadoras para mim. A autoria de meu grande amigo e irmão Dell Cordeiro. Sinto falta da minha família, sinto falta dos meus irmão, sinto falta deste apartamentão (rsrsrsrs), sinto falta da JUVENTUDE IPBarra. 
    Espero que Deus me dê graça para passar mais momentos como estes. Minha casa aberta repleta de amigos e verdadeiros irmãos conhecendo e adorando juntos a Deus! Espero que essa família se expanda para que momentos como estes também se multipliquem em breve, aqui na França. Rever momentos como estes me enchem de esperanças para que mais pessoas sejam satisfeitas pela verdade e celebrem juntas.


[EXTRA - Minha Viagem Para Indonésia em 2010: Um dos maiores canais de alegria que já experimentei em Deus!]


Satisfeito Pela Verdade - por David Romer

Nenhum comentário:

Postar um comentário