domingo, 18 de dezembro de 2011

Entenda Seu Tempo - Não Adapte-se à esta Geração


Vivo na geração pessimista da Preguiça Filosófica ou da Covardia Filosófica Humana, a saber, o Pós-Modernismo. 
"[Pós-modernismo é] a rejeição de certas características centrais do projeto moderno, tais como a busca por conhecimento certo, objetivo e universal, juntamente com o seu dualismo e seu pressuposto da bondade do conhecimento. É esta agenda crítica, ao invés de qualquer paradigma construtivo proposto para substituir a visão moderna que une pensadores pós-modernos" - Grenz and Franke

O inédito na História da Filosofia ocorre no pós-modernismo: É a primeira vez que o sistema de pensamento anterior não é substituido por uma proposta racionalmente mais convincente ou  ao menos por uma lógica ainda não testada. O que ocorre é um abandono completo da lógica, da razão, do propósito, dos valores e da moral. 

A nova proposta não pode ser questionada diante dos novos critérios que ela mesmo propõe, pois não faz sentido ser questionador desde que nada faz sentido e de que nada é questionável. As formulas mágicas: do tudo é relativo (ou a verdade é a verdade de cada um), tudo é fruto do acaso e do nada faz sentido tem dezumanizado o homem, tornado-o pessimista, libertino, cruel, robótico e vazio.

É triste fazer parte de uma geração filosoficamente covarde e preguiçosa quando as evidências mostram que tentar engolir a seco uma proposta inquestionável é para nossos desejos mais autênticos, e pela própria razão, algo que não nos satisfaz nem nos enobrece. Desistimos cedo demais na área da filosofia pois nos fisgaram apelando para algumas de nossas fraquezas mais destrutivas e comuns: a preguiça e covardia intelectual. 

Se o sistema de pensamento perfeito não foi alcançado pela história da filosofia humana até o período modernista não significa que ele não exista ou que não faça sentido busca-lo. Talvez o critério não deva ser a razão humana autônoma e só - pois este tem se mostrado ineficaz. Mas certamente não está na irracionalidade, pois esta resposta não nos tem satisfeito, não nos enobrece e não pode ser avaliada. 

Resta-nos a opção de buscarmos esta verdade no além-razão, no supra-racional, no sobrenatural ou na Revelação - Que não nega a razão, mas lhe dá real sentido, a instrui. Que a conduz de mãos dadas e até lhe permite por ela ser avaliada e confirmada com êxito. Deixemos de lado a preguiça e a covardia. Mergulhemos na Revelação e submetamos seu sistema de pensamento ao teste da realidade. Você descubrirá que não precisa acreditar que não passa de um robô, que não faz sentido amar, que sua consciência não exige de você algo que você não possa dar. Nossa geração pode ser melhor pois o propósito da humanidade é sublime, belo, bom e repleto de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário