quarta-feira, 27 de abril de 2011

Colocar Deus à Prova em Qualquer Situação

Os que colocam Deus à prova em qualquer situação precisam ser considerados na melhor das hipóteses como imaturos, e na pior delas, como zombadores de Deus.

A imaturidade espiritual tem levado muitos jovens cristãos e não cristãos a ignorarem este cuidado que o Senhor Jesus tanto observou, especialmente em sua resistência às tentações de Satanás.

Satanás afirmou: "Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra". Jesus respondeu: "Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus."

A fim de não desrespeitar o Pai, Jesus não poucas vezes abriu mão de fazer uso infantil dos cuidados especiais que poderia receber de Sua parte. Também repetidamente a Bíblia nos instrui a fugir do perigo em diferentes instâncias: fuga de de exércitos inimigos, fugir da aparência do mal, fugir do pecado, fugir de circunstâncias de desafios infantis, fugir da perseguição, etc.

Trata-se de uma questão básica de se respeitar ao invés de zombar das leis de que o próprio Deus estruturou para Sua criação, especialmente necessárias em nossa atual condição decaída.

Deus deu aos seres humanos a inteligência que reside em um corpo tão frágil e ao mesmo tempo tão bem equipado para esquivar e fugir da morte (com ferramentas como o medo, reflexos, adrenalina, etc.). Pela queda, o homem transformou seu ambiente em hostil e a morte constantemente o assola. Assim, Deus espera - e a consciência do homem exige - que façamos uso destas maravilhosas leis ordinárias que regem o curso da história da humanidade, a fim de nos mantermos salvos.

Não adianta levantar-se contra estas regras e resistir por muito tempo. Alguns morrem na primeira tentativa de zombar de Deus, outros resistem mais tempo. Somente por infinita misericórdia, Deus pode preservar zombadores e imaturos.

Mas a única exceção a regra é que o cuidado extraordinário de Deus, ou seja, a ordem a anjos e livramentos miraculosos, estão exclusivamente reservados àqueles que seguem a Cristo com maturidade e que inevitavelmente precisarão passar por perigos a fim de glorificar a Deus.

O cristão maduro deve estar disposto a correr todos os riscos e perigos do mundo terreno e espiritual se estiver convicto de que a vontade de Deus para sua vida inevitavelmente os trará.

Entretanto, o Cristão maduro evitará ao máximo possível os perigos desnecessários, a fim de respeitar o Criador. Como disse Jonathan Edwards aos 19 anos (tão maduro apesar da idade):
"Resolvi, também, nunca negar alguma maneira ou coisa difícil, seja no corpo ou na alma, menos ou mais, que leve à glorificação de Deus; também não sofrê-la se tiver como evitá-la."

Eis uma das maiores leis de causa e efeito da vida: "E não vos enganeis, de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl.6:7). Maturidade espiritual é temer a Deus.



ASSISTA ESTE VÍDEO RELACIONADO:






Satisfeito Pela Verdade - por David Romer

Nenhum comentário:

Postar um comentário