quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sociedade Pós-Moderna por Zygmunt Bauman



Cerca de 30 minutos serão muito bem investidos por aqueles que desejam compreender as raízes, estruturas e direções que compreendem a presente geração pós-moderna. Algumas ressalvas, no entanto, podem ser adicionadas quanto algumas teorias de Bauman especialmente à luz da Palavra de Deus.

Abaixo me proponho a fazer breve análise sob a perspectiva bíblica em relação às suas idéias sobre felicidade:

A luz da Bíblia não podemos ter tanta certeza que a satisfação da vida se limite simplesmente à questões de segurança e liberdade, mas felizmente encontramos em e através de Cristo o perfeito equilíbrio entre estes dois elementos. 

Também a relação caráter-destino na busca por esse "equilíbrio" é interessante e realmente participativa em nossa satisfação. Mas até aonde vai nosso poder autonomo para formar ou mudar nosso caráter? E até que ponto vai o poder da influência das oportunidades (circunstâncias) sobre nossas respostas (decisões)? Ou ainda, à luz de que critério estaremos aptos a conhecer o caráter ideal ou as respostas ideais que devemos tomar? 

A Bíblia reconhece a responsabilidade de nosso caráter e o poder de influência das circunstâncias que excedem nosso controle mas ela também revela o caminho do poder de aperfeiçoamento de nosso caráter e as maneiras de interpretarmos corretamente as circunstâncias para bem responde-las apesar de suas influências. A grande surpresa é que ao invés de rejeitar a oportunidade de seguir um homem em seus caminhos à luz de seu ensino (como Baumam sugere em relação à Sócrates) a Bíblia aponta Cristo para ser seguido em seus caminhos E ensino como o grande critério e caminho para (e em si sendo) a própria felicidade.

Satisfeito Pela Verdade - por David Romer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário