terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quando o Velório é mais lucrativo que a Festa!

* veja o vídeo no final
Depois da dor devastadora e de muita luta devido à distância da fatalidade ocorrida na Indonésia, família e amigos do saudoso Rafinha finalmente poderão participar de seu sepultamento.

Hoje é dia de buscar a Deus porque a necessidade está extremamente evidente. Diante de uma cena como essa nem o Senhor Jesus segurou as lágrimas. Ao se deparar com o rosto de seu grande amigo Lázaro Jesus chorou, mesmo sabendo que haveria de ressuscita-lo posteriormente. A realidade da morte é forte. E é só fugindo desta verdade em direção às suas pobres ilusões que ousam chamar de vida que o ser-humano ousa se julgar forte aos seus próprios olhos.

Para nossa raça mesquinha, covarde e orgulhosa: diversão é vida, prazeres é vida, ousadia é vida, arrogância é vida, vaidade é vida. Até que vem a morte. A morte de um parente. A morte de um amigo. Despertamos! E a vida já não é tão descontraída, romântica ou ilusória. Vem a realidade. E da realidade a NECESSIDADE de consolo, de explicação, de resolução, DE REDENÇÃO E RESSURREIÇÃO!

O que tem sido suficiente pra te consolar? Drogas, remédios, bebidas, religiões, a praia, o shopping, suas imaginações sem justificativas, suas esperanças sem certezas, sua energia positiva sem personalidade, seu conformismo pessimista, seus injustos julgamentos, sua torcida sem sentido? Durante muito tempo, por nossos problemas não serem grande o suficiente, costumamos nos contentar com essas supostas fontes de consolo. Mas elas conseguem suportar tão grande problema quanto a morte?

O Senhor Jesus perguntou a seus discípulos o que provavelmente perguntaria pra você e pra mim hoje: "Por acaso vocês também querem me abandonar?" Mas seus discípulos responderam: "Para onde iremos nós se SÓ TU tens as palavras de vida eterna". Ou seja: longe de ti pode ser que encontremos alguma forma de ilusão para nos distrair ou conformar, mas nós já nos deparamos com a realidade da vida. E na questão que mais importa neste breve tempo, duro e incerto, de baixo do sol, somente TU podes saciar plenamente a sede de vida eterna!

Hoje meu grande amigo Rafael Paiva será velado diante de seus amáveis familiares e outros grandes amigos! Sei que a galera está acostumada com praia, noitada, curtição, surfe e amizade. Coisas maravilhosas que não gostamos que sejam interrompidas pela realidade da morte. Mas hoje se cumprem as palavras do sábio Salomão nos fazendo perceber que talvez a maior lição de nossa vida esteja num momento como este: "É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!".

Talvez hoje, assim como eu, você veja sua necessidade de Cristo tão clara como nunca antes. Eu te incentivo a buscar a Jesus Cristo com todo o seu coração. Diga pra Ele que você carece de seu Consolo, de suas Palavras de vida eterna! Deus jamais desprezará esta sua oração e fará derramar sobre ti um consolo, uma esperança, um entendimento, uma satisfação e uma paz que você jamais experimentou.

A proximidade com a morte nos faz buscar desesperadamente a verdadeira vida. Esse é o único momento em que podemos extrair algo verdadeiramente bom dela. É somente através de Cristo, aquele que venceu a morte que podemos através dela lucrarmos. Somente o Evangelho Cristão tem a capacidade de tornar essa idéia paradoxal uma realidade: A CASA DE LUTO É LUCRATIVA PARA A ALMA.

É isso que me tem sustentado ao lado da paz de saber que as boas novas do evangelho chegaram aos ouvidos do Rafinha. Pois creio firmemente que assim como proximidade com a morte que levou muitos homens de Deus a abraçarem o evangelho nos momentos finais de sua vida, desta mesma maneira creio que o Rafinha pode ouvir em seus momentos finais as doces palavras de Cristo: "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso". 

E que nós, familiares e amigos, que de forma indireta fomos golpeados, indireta mas fortemente, pela morte do Rafinha, possamos aproveitar as misericórdias de Deus reservadas para este momento para à partir deste momento nos tornarmos sábios para buscarmos desde já a vida eterna ainda que neste período onde habitamos num corpo mortal.


Tumba Vazia de Jesus Cristo

Há um consolo inesgotável, justo, poderoso, eficaz e RACIONAL! Ele se chama JESUS CRISTO. Este consolo explica a realidade da morte (a raça que voltou as costas para a fonte da vida). Justifica a esperança de vida eterna (o Deus-homem sem pecado que morre no lugar dos pecadores e obtem a vitória sobre a morte ressuscitando dentre os mortos diante de centenas de testemunhas). Descreve as perfeições da eternidade (fala com autoridade de quem conhece a realidade que existe, do lugar onde nossos anseios mais nobres de vida e felicidade se encontram perfeitamente dispostos num lugar chamado céu). Aponta o caminho lógico e necessário desde o perdão à ressurreição (incita o ser humano a desistir de procurar justificar seus erros e comprar a salvação por bons comportamentos; convida-o, então a simplesmente arrepender-se, assumindo seus erros e a crer que Jesus já fez completamente tudo o que era necessário para que fossemos reconciliados com Deus na cruz e a viver naturalmente com base nesta fé).

De uma certa forma creio que Deus me privou de mais dor não podendo participar do velório devido à distância. Assim preservarei em minha memória apenas os momentos maravilhosos com meu grande amigo. Entretanto, de longe estarei orando para estar presente em espírito neste momento tão importante e para que grandes amigos em comum e especialmente a Tia Ângela e sua família recebam o derramar consolador de Deus. Estarei sempre disposto para o que for preciso e possível de minha parte! Graça e Paz!

"Eu os redimirei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as suas pragas? Onde está, ó sepultura, a sua destruição?" - Os.13:14

"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá" - Jo.11:25



ASSISTA A ESTE VÍDEO RELACIONADO:



Satisfeito Pela Verdade - por David Romer

Nenhum comentário:

Postar um comentário